PROGRAMA DE MONITORIA COMO EXERCÍCIO DO TRABALHO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA DA UFPA

Autores/as

  • Carlos Alberto Souza do Nascimento Jr. Universidade Federal do Pará
  • Orinete Costa Souza
  • Rubens da Silva Ferreira

Resumen

Trata sobre a monitoria acadêmica como prática onde o sujeito participante entra em contato com os dois aspectos do processo de ensino-aprendizagem: por um lado, está em contato com o professor-orientador, auxiliando-o e participando em atividades de docência e planejamento pedagógico relativas à disciplina na qual a monitoria é realizada; por outro, tem a chance de compartilhar com os discentes monitorados suas experiências e vivências de estudante, assim como orientações, expectativas e instruções do professor. Analisa a monitoria como uma possibilidade de formação docente no campo da Biblioteconomia. Discute a necessidade da inserção de conhecimentos relativos à prática do ensino na formação dos que pretendem seguir a carreira do magistério superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Souza do Nascimento Jr., Universidade Federal do Pará

Bibliotecário na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2014-09-02

Cómo citar

NASCIMENTO JR., C. A. S. do; SOUZA, O. C.; FERREIRA, R. da S. PROGRAMA DE MONITORIA COMO EXERCÍCIO DO TRABALHO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA DA UFPA. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16955. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

GT2 - Dimensões Acadêmicas

Artículos más leídos del mismo autor/a