Patrimônio Cultural no Brasil
Resumen
Visando compreender a “imaginação museal” de Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro – examinada com carinho e cuidado pelo museólogo (e poeta) Mário de Souza Chagas em sua tese defendida em 2003; assim como a relação do patrimônio cultural no cenário museológico brasileiro, defrontamo-nos com várias questões importantes para o entendimento da construção do significado dos museus e dos bens culturais em meados do século XIX. De início destacamos: “- a tradição museal brasileira pode ser inteiramente compreendida como parte de um processo civilizador de modernidade com raízes fincadas no solo do século XVIII.” (CHAGAS, 2009, p. 64). A partir deste trecho é possível perceber uma parcela do que seria a função dos museus e mais adiante discutiremos como os três intelectuais escolhidos para análise pensaram a preservação do patrimônio cultural e qual era o significado dos museus para eles.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.