Critérios para seguir usuários e bots no Twitter

Autores/as

  • Carina Capelão de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carolina Coimbra Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ananda de Oliveira Lopes Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Análise de rede social, Twitter, pesquisa de usuários, bot.

Resumen

A ciência tem procurado refletir sobre as redes sociais na internet, dada a sua popularidade. Muitos artigos científicos têm feito referência à utilização de bots como forma de publicar conteúdo com maior abrangência em tais redes, e alguns deles demonstram que simples técnicas de programação podem fazer com que os bots se tornem muito populares. Com o objetivo de investigar o que levam as pessoas a seguirem bots, neste trabalho, analisamos a dinâmica entre seguidores/seguidos na rede social Twitter para obter informações acerca dos fatores que motivam os indivíduos a seguir pessoas desconhecidas, de forma a investigar por que alguns bots são mais populares que os outros. Foram aplicados questionários junto a 31 usuários do Twitter e entrevistados outros 5. Por meio desta pesquisa de campo, concluiu-se que a qualidade do conteúdo postado (tema e dinâmica de atualização) são os fatores mais importantes para que um usuário opte por seguir outro, seja este um bot ou não.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-06-23

Cómo citar

CAPELÃO DE OLIVEIRA, C.; COIMBRA VIEIRA, C.; DE OLIVEIRA LOPES, A. Critérios para seguir usuários e bots no Twitter. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002. Acesso em: 16 ago. 2024.