Centro de Memória da Medicina da UFMG e o tratamento de Teses Inaugurais
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.29230Palabras clave:
Coleções especiais, Documentos primários, Centros de MemóriaResumen
O presente artigo é um estudo de caso do tratamento realizado em uma das coleções especiais do Centro de Memória da Medicina (Cememor) da Universidade de Minas Gerais (UFMG). Trata-se da coleção de teses médicas inaugurais, datadas entre os séculos XIX ao XX. Por conter pesquisas científicas na área da saúde publicadas no Brasil desde o século XIX, essas teses têm muita relevância histórica, contribuindo assim com a preservação de registros sobre a trajetória da Medicina no país. O objetivo principal da pesquisa foi a organização das teses antigas do Cememor. Os objetivos específicos foram: aplicar técnicas de conservação preventiva na coleção; criar instrumentos que possibilitem a recuperação desse acervo no Sistema Pergamum da UFMG; propiciar mais visibilidade para a coleção e para o Cememor, enquanto principal responsável pela gestão dos objetos de memória em saúde da Universidade. Os resultados demonstram uma nova organização e melhora visibilidade da coleção de de teses inaugurais.
Descargas
Citas
ALMEIDA, R. J. T. de, EL-HANI, C. Ñ. A medicina como “philosophia social”: Domingos Guedes Cabral e a tese inaugural “Funcções do Cerebro” (1875). Revista da SBHC, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 6-33, jan./ jul 2007.
ARAÚJO, A. V. de F. Gestão de coleções raras e especiais no séc. XXI: conceitos, problemas, ações. In: VIEIRA, B. G. V.; ALVES, A. P. M. (org.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 15-32. (Coleção Memória da FCL, n. 3). Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/colecao-memoria-da-fcl-n9.pdf . Acesso em: 08 out. 2020.
AXT, G. A função social de um memorial: a experiência com memória e história no Ministério Público. MÉTIS: história & cultura, v. 12, n. 24, 2013. Disponível em: http://ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2338 .Acesso em: 24 maio 2020.
BARBANTI, C. H. Representação e recuperação da informação em centros de memória. 2015. 77f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-13012016-103551/pt-br.php . Acesso em: 07 out. 2020
BARCELLOS, Jorge. O memorial como instituição no sistema de museus: conceitos e práticas na busca de um conteúdo. Palestra apresentada no Fórum Estadual de MUSEUS, Porto Alegre, 1999. Disponível em: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/camarapoa/usu_doc/concmemor.pdf . Acesso em: 07 out. 2020
BASTOS, M. H. C.; JACQUES, A. E. Liturgia da memória escolar: Memorial do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (2002). Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 49-76, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014049/3100 . Acesso em: 20 nov. 2020.
BEITES, A. M. R. O museu aberto e comunicativo: fundamentação e proposta para estudos de públicos à luz de um enfoque info-comunicacional. 2011. 211f. Dissertação (Mestrado em Museologia). Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2011. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/57067/2/TESEMESALEXANDREBEITES000142010.pdf .Acesso em: 07 dez. 2020
BICALHO, L. M. Centro de Memória da Farmácia da UFMG: uma experiência interdisciplinar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,14., 2013. Anais [...] Florianópolis: ENANCIB, 2013. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xivenancib/paper/viewFile/4595/3718 .Acesso em: 07 nov. 2020.
CAMARGO, O. P. de; LEME, L. E. G. Livre-docência. Revista Diagnóstico & Tratamento, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 82-83, 2011. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2011/v16n2/a2059.pdf . Acesso em: 20 out. 2020.
CARVALHO, T. C. O. N. de. UNICAMP: coleções especiais e obras raras. In: VIEIRA, B. G. V.; ALVES, A. P. M. (org.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 89-100. (Coleção Memória da FCL, 3). Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/colecao-memoria-da-fcl-n9.pdf . Acesso em: 08 out. 2020.
CENTRO DE MEMÓRIA DA MEDICINA [CEMEMOR]. Plano Museológico. Belo Horizonte: UFMG, 2017. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/cememor/wp-content/uploads/sites/51/2016/06/PlanoMuseologico2017-31-03-2017.pdf . Acesso em: 05 jan 2021.
COSTA, R. M. P.; VIEIRA, I. C. O trabalho acadêmico como fonte histórica: as teses inaugurais da Escola médico-cirúrgica do Porto (1827-1910). CEM: Cultura, Espaço e Memória, Porto, n. 3, p. 251-260, 2012. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4836/4518 . Acesso em: 08 jan. 2021.
CUNHA, M. B. da; CAVALCANTI, C. R. de O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008, Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34113 . Acesso em: 06 de out. 2020
DOOLEY, J. M.; LUCE, K. Taking our pulse: the OCLC research survey of special collections and archives. Dublin, Ohio: OCLC, 2010. Disponível em: https://www.webjunction.org/content/dam/research/publications/library/2010/2010-11.pdf . Acesso em: 22 nov. 2020.
FONTANELLI, S. A. Centro de memória e ciência da informação: uma interação necessária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Biblioteconomia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
GOMES, C. M. do P. Centros de memória acadêmicos: um estudo de multicasos na UFMG. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-A8SHXF . Acesso em: 23 dez. 2020.
GUIMARÃES, J. T. da S. Os discursos dos médicos do Estado do Pará nas “teses de doutoramento ou inaugurais” (1929- 1954): saúde, assistência e educação da infância pobre. 2016. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://www.ppged.propesp.ufpa.br/arquivos2/File/TESEFINAL.pdf . Acesso em: 22 nov. 2020.
INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS [ICOM]. Museum Definition. 2020. Disponível em: https://icom.museum/en/resources/standards-guidelines/museum-definition/ . Acesso em: 08 dez. 2020.
INSTITUTO ITAÚ CULTURAL. Centros de memória: manual básico para implantação. São Paulo: Itaú Cultural, 2013. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/centros-de-memoria-manual-basico-para-implantacao-2 . Acesso em: 07 dez. 2020.
JOINT STEERING COMMITTEE FOR REVISION OF AACR. Código de catalogação anglo-americano. 2. ed. São Paulo: FEBAB, 2005. 2 v.
NEVES, K. F. R. Memorial da Resistência de São Paulo: uma perspectiva museológica processual. In: FERREIRA, M. L. M.; MICHELON, F. F. (org.). Memória e esquecimento. Pelotas: Ed. da Universidade Federal de Pelotas, 2012. p. 35-66.
NOGUEIRA, F. P. M.; GRACIOSO, L. S. Identificação e caracterização dos lugares de memória institucionais das universidades federais brasileiras. In: CONGRESSO ISKO ESPANHA-PORTUGAL, 4.; ISKO Espanha, 14., 2019, Barcelona. Anais [...]. Disponível em: https://fima.ub.edu/isko2019/sites/isko2019/files/2019-05/isko41.pdf . Acesso em: 29 out. 2020.
PERES, R. S. Ferramentas Web 2.0 em Unidades de Informação: aspectos de divulgação e melhora contínua. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/2601 . Acesso em: 09 out. 2020.
PERUZZO, T.; OLIVEIRA, G. O. de. As teses da seção de obras raras da biblioteca de ciências biomédicas da Fiocruz e a saúde pública no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,14., 2013. Anais [...] Florianópolis: ENANCIB, 2013. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/493 . Acesso em: 07 jan. 2021.
RIBEIRO, A. M. de C. M. Catalogação de recursos bibliográficos: AACR2R em MARC 21. 4. ed. Brasília: A. Motta de Castro Memória Ribeiro, 2009.
SANTOS, M. H. et. al. (coord.). Manual de entrada de dados em formato MARC: monografias. Belo Horizonte: [s. n.], 2001.
SANTOS, M. S. dos. Políticas da memória na criação dos museus brasileiros. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 19. n. 19, 2002. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/369 . Acesso em: 18 dez. 2020.
SILVA, D. V. dos S. A homossexualidade masculina nas teses inaugurais da Faculdade de Medicina da Bahia (1850 - 1900). Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 18, n. 29, ago-dez. 2017. Disponível em: http://200.229.32.43/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2017v18n29p409/12523 . Acesso em: 20 dez. 2020.
SILVEIRA, F. J. N. Sendas entre o visível e o invisível: a biblioteca como “lugar de memória” e de preservação do patrimônio. DataGramaZero: revista de informação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 5, p. [1-16], out. 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/101752 . Acesso em: 12 out. 2020.
YASSUDA, Sílvia Nathaly. Documentação museológica: uma reflexão sobre o tratamento descritivo do objeto no Museu Paulista. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/yassuda_sn_me_mar.pdf . Acesso em: 08 out. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.