Rapid scientific communication in times of pandemic
theattention of preprints online about Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37176Palabras clave:
Scientific Communication, Preprint, Altmetry, Covid-19Resumen
The research aimed to analyze the online attention received by preprints about covid-19 shared on Twitter between the years 2020 to September 2021. Literature review, document research, content analysis and altmetric analysis procedures were used. The preprints were retrieved from the Dimensions database and classified by thematic categories, with eight being classified in the Clinical Studies category, three in the Others category, 14 in the Prevention category, six in the Transmission category, five in the Treatment – Drugs category and four in the Variants category. 100,968 tweets were registered in the Clinical Studies category, 56,361 in the Others category, 269,347 in the Prevention category, 81,135 in the Transmission category, 61,720 in the Treatment – Drugs category and 57,655 in the Variants category. It was concluded that altmetry has provided a greater understanding of the impact of research on covid-19 and on the debate held in public space about the pandemic and its consequences based on the understanding of online attention directed at these studies.
Descargas
Citas
ANDRADE, Viviane Toraci Alonso de. Política de comunicação científica em rede: repositórios institucionais como dispersão. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 6, p. 1-16, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1836. Acesso em 13 mar, 2021.
ARAUJO, R. F. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, p. 67-84, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/HNvPmkhhgkm6Snghmn6Xmkq/?format=html. Acesso em 24/07/2021.
ARAUJO, Ronaldo Ferreira; FURNIVAL, Ariadne Chloe Mary. Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas. Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 2, p. 68-89, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27297. Acesso em 20 set. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4ªed. Lisboa: Edições, v. 70, p. 1977, 2011.
Centro de Pesquisas em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Quais as pesquisas em andamento para prevenção e tratamento da covid-19? Uma análise dos estudos clínicos registrados na OMS. 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/198-quais-sao-as-pesquisas-em-andamento-para-prevencao-e-tratamento-da-covid-20. Acesso em 25 jul. 2021.
CODEÇO, Claudia Torres et al. Estimativa de risco de espalhamento da COVID-19 no Brasil e avaliação da vulnerabilidade socioeconômica nas microrregiões brasileiras. 2020. Disponível em https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/28942. Acesso em: 26/04/2020.
CORRÊA, Marilena Cordeiro Dias Villela; VILARINHO, Luiz; BARROSO, Wanise Borges Gouvea. Controvérsias em torno do uso experimental da cloroquina/hidroxicloroquina contra a Covid-19: Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/b7yZMQVvNT43kpB76hDcFrm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 03 jul. 2021.
GONTIJO, Marília Catarina Andrade; ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Impacto acadêmico e atenção on-line de pesquisas sobre inteligência artificial na área da saúde: análise de dados bibliométricos e altmétricos. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, p. 01-21, 2021. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/76249. Acesso em 30 jan. 2021.
GUALLAR, Javier et al. Redistribución de notícias y debate público en las redes sociales. Profesional de la Información, Barcelona, v. 25, n. 3, p. 358-366, 2016. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/50965. Acesso em 30 mar. 2021.
HERNÁNDEZ-MESA, Nibaldo; HERNÁNDEZ LLANES, Jeannete; LLANES BETANCOURT, Caridad. Las grandes epidemias de la Historia. De la peste de Atenas a la COVID 19. Revista Habanera de Ciências Médicas, Havana, v. 19, n. 5, 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1729-519X2020000600003&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em 08 abr. 2021.
JORGE, Vanessa de Arruda et al. Abertura e compartilhamento de dados para pesquisa nas situações de emergência em saúde pública: o caso do vírus zika. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em https://repositorio.ibict.br/bitstream/123456789/993/1/Tese_VanessaJorge.pdf. Acesso em 30 jan. 2021.
LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de, et al. Emergência de saúde pública global por pandemia de COVID-19: desinformação, assimetria de informações e validação discursiva. Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas.1-28, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43910/2/Emerg%C3%AAnciaSa%C3%BAdeP%C3%BAblica_PREPRINT.pdf. Acesso em 24 jul. 2021.
LÓPEZ-CÓZAR, Emilio Delgado; MARTÍN-MARTÍN, Alberto. La viralidad de la ciencia defectuosa: el contagioso impacto mediático de un preprint en bioRxiv sobre el coronavirus y sus efectos en la comunicación científica. 2020. Disponível em: https://www.eldiariomedico.com.uy/pdf/La%20viralidad%20de%20la%20ciencia%20defectuosa%20el%20contagioso%20efecto%20medi%C3%A1tico%20de%20un%20preprint%20en%20bioRxiv%20sobre%20el%20coronavirus.pdf. Acesso em 23 abr. 2021.
NASCIMENTO, Andréa Gonçalves do. Altmetria para bibliotecários: guia prático de métricas alternativas para avaliação da produção científica. Revolução eBook, 2016. Disponível em http://eprints.rclis.org/29524/1/%21NASCIMENTO%20Dissertacao%20Altmetrics_public.pdf. Acesso em 12 ago. 2020.
OLIVEIRA, Thaiane; SOBREIRA, Rafael. Transformações, disputas e circuitos de inovação nas publicações científicas frente à Ciência Aberta. Ciência Aberta: visão e contribuição, Ed. da FURG, Rio Grande, p. 12, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/8792/CIENCIA%20ABERTA.pdf?sequence=3#page=14. Acesso em 13 mar. 2021.
PRÍNCIPE, Eloísa. Prática em ciência aberta: os preprints em movimento. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, Porto, p. 59-70, 2021. Disponível em: http://aleph.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/viewFile/10177/9516. Acesso em 24 jul. 2021.
RIGOLIN, Camila Carneiro Dias; SILVA, Márcia Regina da. Sistema de revisão por pares na ciência. In: CARNEIRO, Felipe Ferrera Barros; FERREIRA NETO, Amarilo (organizadores). A Comunicação Científica em Periódicos. Curitiba: Editora Appris, 2019.
SOUZA, I. V. P. Altmetria: estado da arte. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119536. Acesso em: 24 jul. 2021.
TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em https://brapci.inf.br/index.php/res/download/95893. Acesso em 27 dez. 2020.
ZELDITCH, Morris. Processes of legitimation: Recent developments and new directions. Social Psychology Quarterly, Athens, v. 64, n. 1, p. 4-17, 2001. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3090147. Acesso em: 24 abr. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.