A relação entre a Saúde Mental e os laços conjugais em tempos de pandemia
Resumo
O presente estudo teórico tem por objetivo correlacionar três elementos centrais nos fenômenos contemporâneos frutos de uma pandemia e pensá-los de forma articulada, a fim de propor uma reflexão que poderá servir de base para outras elaborações futuras, são eles: o isolamento social, a saúde mental e as relações conjugais. A coleta dos dados foi feita a partir de uma pesquisa integrativa da literatura, assim como dos principais meios de informações, analisados sob a ótica da psicologia social. O pressuposto do qual partimos é que a combinação do impasse calcado no conflito com o outro e, ao mesmo tempo, consigo, deve ser pensado a partir de uma concepção holística de saúde (ou seja, uma visão transdisciplinar que concebe o humano a partir de suas dimensões física, mental e social), de modo que possa ser também um objeto de investigação das ciências psicológicas no que se refere à saúde mental e seu papel na organização dos vínculos (sobretudo, das relações conjugais) e à importância desses estudos para a compreensão da sanidade mental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.