Edith Stein: Entre a psicologia de William Stern e a fenomenologia de Edmund Husserl
Resumo
Neste artigo, trazemos uma breve biografia de Edith Stein. Tal trabalho se justifica por dois motivos: o primeiro é a apresentação da filósofa, que é pouco conhecida pela academia brasileira, e o segundo motivo é a íntima relação entre a sua vida e os acontecimentos históricos cruciais que marcaram a primeira metade do século XX, principalmente a história da Alemanha no período moderno, bem como a Primeira Grande Guerra, a República de Weimar e a ascensão do nazismo na Alemanha, além do surgimento de correntes teóricas como a fenomenologia. Buscaremos, em especial, neste texto, descrever as fortes influências que Stein sofreu do psicólogo William Stern, membro da escola de Wurtzburgo e professor em Breslau, e do fenomenólogo Edmund Husserl, que ministrou aulas de filosofia em Gotinga, e com quem ela desenvolveu a sua reflexão sobre o papel da empatia como constitutiva da relação entre os indivíduos, bem como a sua relação com a história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.