Medicalização de pacientes em psicoterapia: Estudo realizado em um serviço-escola, RS, Brasil.

Autores

Resumo

Pesquisa realizada em um serviço-escola de uma Universidade do Rio Grande do Sul, RS, Brasil, com o objetivo de analisar o nível de medicalização dos pacientes, que ingressaram no serviço no primeiro semestre de 2018 (janeiro a junho), tanto por demanda espontânea como por encaminhamentos de outros serviços de saúde, para verificar se existe um indicativo deste processo. Para a coleta de dados utilizou-se as informações iniciais dos prontuários dos pacientes. Percebe-se a importância do tema, pois, as discussões em torno da questão da medicalização vêm se acirrando a cada dia, já que diversas pesquisas mostram o quanto está se elevando o consumo de medicamentos a nível mundial, em especial os psicofármacos. Em linha gerais, contatou-se um indicativo do processo de medicalização entre os pacientes encaminhados de outros serviços de saúde, onde o modelo biomédico baseado no uso de medicamentos, em detrimento de outras formas terapêuticas, mesmo quando estas são possíveis, ainda prevalece.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Linhares Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul, RS

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985), especialista em Psicoterapia Psicanalítica (UNICAMP, 1998) e em Fundamentos Epistemológicos da Psicologia e da Psicanálise (UNICAMP, 1990). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente atua como professora, supervisora e pesquisadora do Departamento de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul e Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Promoção de Saúde e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia desta universidade. Foi Coordenadora do Curso de Psicologia e do Serviço Integrado de Saúde Integrada- SIS- da UNISC. Tutora do PET-Saúde mental e do PET Atenção Psicossocial. Desenvolve pesquisas com o apoio do CNPQ, FAPERGS, CAPES e Ministério da Saúde Atualmente desenvolve pesquisa para o Programa de Pesquisa para o SUS - PPSUS. Representante da universidade no Comitê Municipal sobre Alcool e outras drogas- COMAD. Integra o Comitê de Ética de Pesquisa da UNISC. Realiza estudos, pesquisas e intervenções na área de Psicanálise em interface com o campo da Promoção da saúde, Saúde Coletiva, Politicas Publicas, com ênfase nas temáticas de saúde mental, adoção de crianças e adolescentes, de processos de identificação materna e paterna na contemporaneidade, drogas e drogadição em contextos de vulnerabilidade social. Integrante dos grupos de pesquisa Promoção da saúde e bem-estar; Processos Clínicos, modos de subjetivação e Políticas públicas e Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde" (GEPS) da UNISC. 

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

Lorenzon Prates, F., & Linhares Garcia, E. (2021). Medicalização de pacientes em psicoterapia: Estudo realizado em um serviço-escola, RS, Brasil. Mosaico: Estudos Em Psicologia, 9(1), 18–37. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/25987

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa