Lei nº 13.935, de 2019, e Emenda Constitucional n° 95, de 2016, como paradoxais marcos contemporâneos para a Psicologia Escolar no Brasil
Resumo
O presente trabalho fundamenta-se em pesquisa bibliográfica para discorrer sobre o desenvolvimento da Psicologia Escolar e Educacional no Brasil, uma importante área de uma atuação da Psicologia no país. Apresenta a Lei nº 13.935, de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação, e a Emenda Constitucional n° 95, de 2016, que congela os gastos públicos por 20 anos, como importantes marcos contemporâneos para esse campo, refletindo sobre a dissonância entre a Educação como política pública e a política econômica neoliberal vigente. Outrossim, considera a inserção de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de educação como potencialmente promotora de transformações sociais, contribuindo para a defesa da Educação pública de qualidade como direito de todos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.