Psicanálise e meio ambiente: Um ensaio sobre a crise ambiental a partir da relação do Eu com o mundo externo
Resumo
O presente artigo é uma revisão bibliográfica onde se realizou um estudo sobre a atual crise ambiental à luz da psicanálise freudiana, com foco na relação do Eu com o mundo externo. Para isso foi necessário um breve levantamento histórico das diversas conferências internacionais sobre o clima, dos programas e projetos políticos de redução dos danos causados pela ação humana e da organização dos movimentos sociais em defesa do planeta. Posto isso, busca-se aqui realizar uma análise psicanalítica acerca da relação do Eu com o mundo externo, para além da relação do princípio do prazer no contexto da emergente consciência ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.