Eficácia de intervenções não medicamentosas em procrastinação acadêmica: Revisão integrativa
Resumo
A procrastinação é caracterizada pelo adiamento voluntário do início e do término de tarefas independente de suas consequências. No ambiente acadêmico, esse atraso pode afetar negativamente o desempenho acadêmico. Objetivo: identificar, analisar e categorizar, através de uma revisão integrativa, as intervenções não medicamentosas na procrastinação em estudantes de todos os níveis de ensino. Método: Foram utilizadas as bases Portal Capes, Lilacs, PubMed e Scielo. Foram selecionados 22 artigos produzidos no período de 2010-2020 que descreveram uma ou mais intervenções destinadas ou usadas para redução da procrastinação acadêmica em estudantes. Resultados: Do total de estudos, 77,3% relataram melhoras significativas na redução da procrastinação acadêmica. O principal tipo de intervenção foi a terapêutica. Conclusão: diversas intervenções aqui relatadas foram eficazes para a redução da procrastinação em estudantes de todos os níveis de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.