Eficácia de intervenções não medicamentosas em procrastinação acadêmica: Revisão integrativa

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Resumen

A procrastinação é caracterizada pelo adiamento voluntário do início e do término de tarefas independente de suas consequências. No ambiente acadêmico, esse atraso pode afetar negativamente o desempenho acadêmico. Objetivo: identificar, analisar e categorizar, através de uma revisão integrativa, as intervenções não medicamentosas na procrastinação em estudantes de todos os níveis de ensino. Método: Foram utilizadas as bases Portal Capes, Lilacs, PubMed e Scielo. Foram selecionados 22 artigos produzidos no período de 2010-2020 que descreveram uma ou mais intervenções destinadas ou usadas para redução da procrastinação acadêmica em estudantes. Resultados: Do total de estudos, 77,3% relataram melhoras significativas na redução da procrastinação acadêmica. O principal tipo de intervenção foi a terapêutica. Conclusão: diversas intervenções aqui relatadas foram eficazes para a redução da procrastinação em estudantes de todos os níveis de ensino.

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Publicado

2022-07-01

Cómo citar

Costa, H. S., Reis, H. L., Lima, V. L. M. C., de Souza, E. T. ., Oliveira, C. F. de, & Chirinéa, G. (2022). Eficácia de intervenções não medicamentosas em procrastinação acadêmica: Revisão integrativa. Mosaico: Estudos Em Psicologia, 10(1), 25–47. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/33957

Número

Sección

Revisão Crítica de Literatura