Do sintoma à função
o caso “Zé do Álcool” e o diagnóstico em psicanálise
Resumo
Propomos uma investigação acerca do diagnóstico em psicanálise e os impasses clínicos de fazer valer a estrutura sem perder de vista a dimensão do singular. A discussão do caso “Zé do Álcool” nos confronta com a diferença substancial entre a manifestação fenomênica do sintoma e sua função lógica para um sujeito. Evidenciamos as limitações de uma abordagem do sintoma por uma vertente meramente descritiva, contrapondo-lhe a ênfase psicanalítica na localização do sintoma a partir da função proposicional que orienta o sujeito. Argumentamos que a retroação do sintoma à sua função pode ser decisiva para a orientação clínica de um caso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.