Um debate sócio-estrutural a partir de uma tragédia amorosa: Beyoncé em Lemonade, uma interface com a Psicologia
Resumo
O álbum Lemonade da cantora Beyoncé é uma expressão artística que se utiliza da música, dança, pintura, poesia, performance, cultura, palavras e as diversas formas de arte possível para falar de uma tragédia amorosa na vida da cantora e da mulher negra, fazendo menções a debates como o do racismo e machismo estruturais, feminismo, feminismo negro e interseccionalidade. Dessa forma, a presente pesquisa objetiva entender a interface entre a psicologia e a expressão artística chamada Lemonade. Metodologicamente, utilizou-se das bases de dados Scielo, Google Acadêmico (Scholar Google) e periódicos da CAPES para coleta de dados científicos com os marcadores Beyoncé, Lemonade e Psicologia, primeiramente de forma separada e em seguida usando de dois em dois, ligando os marcadores ligados, englobando todos os apresentados para que haja uma conversa dentre eles, proporcionando assim uma pesquisa bibliográfica de caráter mais investigativo. A pesquisa resulta numa forte importância da expressão artística da cantora no álbum em diversas cenas que podem ser interpretadas por uma visão científica psicológica. Conclui-se a importância da arte e da crítica social para a firmeza do posicionamento ético do psicólogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.