Um debate sócio-estrutural a partir de uma tragédia amorosa: Beyoncé em Lemonade, uma interface com a Psicologia

Autores

Resumo

O álbum Lemonade da cantora Beyoncé é uma expressão artística que se utiliza da música, dança, pintura, poesia, performance, cultura, palavras e as diversas formas de arte possível para falar de uma tragédia amorosa na vida da cantora e da mulher negra, fazendo menções a debates como o do racismo e machismo estruturais, feminismo, feminismo negro e interseccionalidade. Dessa forma, a presente pesquisa objetiva entender a interface entre a psicologia e a expressão artística chamada Lemonade. Metodologicamente, utilizou-se das bases de dados Scielo, Google Acadêmico (Scholar Google) e periódicos da CAPES para coleta de dados científicos com os marcadores Beyoncé, Lemonade e Psicologia, primeiramente de forma separada e em seguida usando de dois em dois, ligando os marcadores ligados, englobando todos os apresentados para que haja uma conversa dentre eles, proporcionando assim uma pesquisa bibliográfica de caráter mais investigativo. A pesquisa resulta numa forte importância da expressão artística da cantora no álbum em diversas cenas que podem ser interpretadas por uma visão científica psicológica. Conclui-se a importância da arte e da crítica social para a firmeza do posicionamento ético do psicólogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Marlon Vasconcelos do Nascimento, UNILEÃO

Isaac Marlon Vasconcelos do Nascimento é acadêmico de psicologia pela UNILEÃO, membro do LIEVI - Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Educação Inclusiva e Violência; presidente da LASID - Liga Acadêmica de Saúde Integral para a Diversidade, monitor da disciplina de Avaliação Psicológica II, foi monitor de Ética Profissional do curso de Psicologia da UNILEÃO, aluno da Formação Clínica em Gestalt-terapia pela Clínica Diálogos e em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Clínica Diálogos em parceria com a Conectar. Pesquisador em Psicologia, Diversidade e Violências.

Lucas Marques, Unileão

Acadêmico de Odontologia na UNILEÃO - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Iasmin Monteiro, Unileão

Acadêmica de Psicologia na UNILEÃO - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Junior Linhares, Unileão

Doutrando em Psicologia Clínica pela UNICAP - Universidade Católica do Pernambuco e professor do curso de Psicologia da UNILEÃO.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Vasconcelos do Nascimento, I. M., Marques Angelim, L., Ferreira Costa, I. M., & Leite Junior, F. F. (2022). Um debate sócio-estrutural a partir de uma tragédia amorosa: Beyoncé em Lemonade, uma interface com a Psicologia. Mosaico: Estudos Em Psicologia, 10(1), 5–15. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/35306

Edição

Seção

Estudos teóricos/Ensaios