Recursos digitais no treinamento cognitivo em memória de trabalho para crianças: uma revisão integrativa
Resumo
O objetivo do estudo foi levantar, descrever e analisar qualitativamente as evidências de eficácia existentes dos Treinos Cognitivos (TCs) digitais, compostos por pelo menos uma tarefa de Memória de Trabalho e que podem ser usados com crianças. Foram consultados os bancos de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Pubmed e American Psychological Association (PsycNet). Para verificar a quantidade de TC’s disponíveis, uma busca foi realizada na loja de aplicativos Google Play® e na ferramenta de busca Google®. Oitenta e um estudos foram incluídos, resultando em 38 TC’s. Em relação aos TC’s disponíveis, 14 programas foram encontrados. Evidências de transferência proximal foram encontradas em 60,5% dos estudos e a distal em, 42,1%. Para os TC’s disponíveis, a falta de evidências de eficácia é uma problemática a ser superada. Os resultados sugerem que a utilização desses programas ainda deve ser avaliada com cautela, dependendo do objetivo e contexto em que são empregados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.