Ansiedade ou cisheteronormatividade? Um estudo de caso na clínica em psicologia sócio-histórica
Ansiedade ou cisheteronormatividade?
Resumo
O presente artigo pode ser classificado como um estudo de caso, sendo feito a partir de atendimentos clínicos na clínica do Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade (LESSEX). O cliente foi atendido primeiramente por uma psicoterapeuta, e, depois, por uma dupla composta por uma psicoterapeuta e uma estudante de psicologia. O estudo foi feito a partir dos prontuários e relatórios construídos por elas. O artigo busca explicar como os padrões cisheteronormativos estão associados à psicologia, que muitas vezes corrobora com tais violências, produzindo ansiedade e outras questões consideradas de “saúde mental” na população LGBTQIA+. O objetivo é demonstrar, através do estudo de caso, como os sintomas de ansiedade, que por muitas vezes são individualizados, são, na verdade, expressões da violência LGBTQIA+fobica vivida por essa população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.