Ansiedade ou cisheteronormatividade? Um estudo de caso na clínica em psicologia sócio-histórica

Ansiedade ou cisheteronormatividade?

Autores

Resumo

O presente artigo pode ser classificado como um estudo de caso, sendo feito a partir de atendimentos clínicos na clínica do Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade (LESSEX). O cliente foi atendido primeiramente por uma psicoterapeuta, e, depois, por uma dupla composta por uma psicoterapeuta e uma estudante de psicologia. O estudo foi feito a partir dos prontuários e relatórios construídos por elas. O artigo busca explicar como os padrões cisheteronormativos estão associados à psicologia, que muitas vezes corrobora com tais violências, produzindo ansiedade e outras questões consideradas de “saúde mental” na população LGBTQIA+. O objetivo é demonstrar, através do estudo de caso, como os sintomas de ansiedade, que por muitas vezes são individualizados, são, na verdade, expressões da violência LGBTQIA+fobica vivida por essa população.

Biografia do Autor

  • Luisa b. Costa, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

    Graduanda em Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas e Saúde

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Participa do PIBIC/PUCSP

  • Julia P.Costa, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

    Mestranda do Programa de Pos Graduacao em Psicologia Clínica

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Bolsista CAPES

  • Edna Maria S Peters Kahhale, PUCSP

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é pesquisadora, professora associada e coordenadora do LESSEX (Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade), Núcleo de Estudos Avançados em Psicossomática, Pós Graduacao em Psicologia Clinica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lider do grupo CNPq "Psicossomática e Psicologia Hospitalar" certificado pela universidadeTem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Clinica da Sexualidade e Distúrbios Psicossomáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, psicologia sócio-histórica, sexualidade/diversidade, atendimento psicoprofilático, saúde da mulher e relações de gênero.

  • Beatriz Brambilla, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

    Psicóloga (CRP-06/98.368). Doutora em Psicologia Social (PUC/SP). Mestra em Psicologia da Saúde (UMESP). Docente e Supervisora de Estágios em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Membra do Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade (LESSEX/PUC-SP), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica desta mesma Universidade, onde se encontra, atualmente, pesquisando sobre Clínica em Psicologia Sócio-Histórica e Interseccionalidade. É componente de diversos projetos de pesquisa e extensão junto à Universidade Federal do ABC (UFABC), bem como assessora diferentes projetos e organizações sociais na interface entre Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos, com destaque à atenção a mulheres, crianças, adolescentes e famílias em situação de violência. Foi Coordenadora Técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CREPOP/CRP-SP) entre 2016 e 2019, onde segue colaborando. Hoje, é componente do Grupo de Trabalho (GT) Método e Categorias Teóricas na Pesquisa em Psicologia Sócio-Histórica, no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Downloads

Publicado

2023-04-15

Edição

Seção

Relato de Experiência Profissional

Como Citar

Ansiedade ou cisheteronormatividade? Um estudo de caso na clínica em psicologia sócio-histórica: Ansiedade ou cisheteronormatividade?. (2023). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 11(1), 65-82. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/37547