Produzindo saúde e combatendo a violência: A psicologia frente à política de saúde integral LGBT
Resumo
O presente artigo tem como objetivo pensar a atuação e as possibilidades da Psicologia diante da Política Nacional de Saúde Integral LGBT, tendo em vista que essa política compõe o Sistema Único de Saúde que norteia a prática dos profissionais desse sistema, com o objetivo de promover a equidade e combater as iniquidades em âmbito federal, estadual e municipal. Ao longo do artigo, refletimos acerca da Psicologia e, concomitante, os psicólogos frente a essa população, considerando o Código de Ética profissional, bem como a transversalização de outras políticas que podem complementar as ações dos psicólogos no SUS. Como conclusão, consideramos que a atuação da Psicologia no enfrentamento da LGBTfobia, se compromete com o seu tempo ao considerar os determinantes sociais, combatendo as iniquidades e promovendo a saúde e subjetividades engajadas com a emancipação social, aliada aos princípios dos Direitos Humanos, a fim de promover uma transformação profunda na relação entre o Estado e a sociedade.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.