Análise bioecológica de famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia de covid-19

Autores

Resumo

A pandemia de Covid-19, pelo seu aspecto sistêmico, afetou de diversas formas a vida humana em diferentes culturas e contextos. Dentre os grupos que mais sofreram com o agravamento da crise sanitária, destacam-se as famílias em vulnerabilidade social. Para refletir sobre essa realidade, este artigo visa a apresentação de um recorte do projeto de mestrado, através do método da inserção ecológica e grupos focais - para compreender o desenvolvimento humano focado em dimensões inter-relacionadas - sobre a análise bioecológica de famílias vulneráveis no município de Mesquita, no Rio de Janeiro, assistidas por uma organização da sociedade civil, a fim de compreender a percepção que tiveram sobre a pandemia e seus impactos. Participaram representantes de quatro famílias. Entre os principais resultados alcançados, destacam-se: os relatos de impotência e incerteza mediante ao avanço da doença; a insegurança alimentar; a sobrecarga das mulheres; a confusão gerada por informações desencontradas sobre a pandemia; o apoio na mutualidade e generosidade da comunidade; e a ação proativa de instituições próximas às comunidades. A inserção ecológica mostrou-se eficiente e indica-se investigações nesta mesma temática, com maior número de participantes. 

Palavras-chave: Vulnerabilidade social; famílias; inserção ecológica; pandemia; Covid-19.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle da Costa Pereira Carneiro

Mestranda em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Vinícius Horácio Pinto Guião

Assistente Social - UFRJ, Mestrando em Serviço Social PPGSS-UFRJ | Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (LEVICA).

Holdson Silva Bullê

Graduado em História pelo Centro Brasileiro de Ensino Universitário/UNIABEU e graduando em Psicologia pelo Centro Brasileiro de Ensino Universitário/UNIABEU | Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (LEVICA).

Ana Claudia de Azevedo Peixoto

Professora do Departamento de Psicologia e do programa de Pós-graduação em psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) | Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (LEVICA).

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Silva, F. S. F. da, da Costa Pereira Carneiro, M., Horácio Pinto Guião, V., Silva Bullê, H., & de Azevedo Peixoto, A. C. (2023). Análise bioecológica de famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia de covid-19. Mosaico: Estudos Em Psicologia, 11(2), 61–77. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/42490

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa