Depressão, ansiedade e estresse

diferenças entre sexos em uma amostra no Rio Grande do Sul

Autores

Resumo

Sintomas depressivos, de ansiedade e de estresse acometem a população geral, causam prejuízos significativos e se apresentam de forma diferente quando relacionado ao sexo. Este estudo teve como objetivo verificar sintomas de ansiedade, depressivos e de estresse em homens e mulheres em uma amostra no Rio Grande do Sul. Realizou-se um estudo quantitativo transversal em uma amostra de 1117 sujeitos do Rio Grande do Sul. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). As análises foram realizadas por meio de estatística descritiva, teste U de Mann-Whitney e t de Student. A maioria dos participantes foram mulheres (66,4%, n= 742), apresentando média de 12,16 (DP=10,88) para sintomas depressivos, 8,93 (DP=9,52) para de ansiedade e de 13,2 (DP= 9,97) de estresse, com diferença estatisticamente significativa quando comparada aos homens. Os achados ressaltam a importância de se compreender os fatores psicossociais associados a maior prevalência de sintomas nas mulheres, bem como desenvolver intervenções preventivas e outros mecanismos de fortalecimento da saúde mental da população geral.

Palavras-chave: estados emocionais; ansiedade; depressão; stress.

Biografia do Autor

  • Matheus Vivian , Atitus Educação

    Mestrando em Psicologia pela Atitus Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Violência, Infância, Adolescência e Atuação das Redes de Proteção e de Atendimento (VIA Redes). 

  • Cristina Pilla Della Méa, Atitus Educação

    Psicóloga Clínica.  Mestre em Envelhecimento Humano (UPF) e Docente de Graduação em Psicologia da Atitus Educação.

  • Vinícius Renato Thomé Ferreira, Atitus Educação

    Doutor em Psicologia (PUC-RS). Docente de Graduação e Mestrado em Psicologia da Atitus Educação.

Downloads

Publicado

2026-08-21

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Como Citar

Depressão, ansiedade e estresse: diferenças entre sexos em uma amostra no Rio Grande do Sul. (2026). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 14(1), 89-101. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/46366