Depressão, ansiedade e estresse
diferenças entre sexos em uma amostra no Rio Grande do Sul
Resumo
Sintomas depressivos, de ansiedade e de estresse acometem a população geral, causam prejuízos significativos e se apresentam de forma diferente quando relacionado ao sexo. Este estudo teve como objetivo verificar sintomas de ansiedade, depressivos e de estresse em homens e mulheres em uma amostra no Rio Grande do Sul. Realizou-se um estudo quantitativo transversal em uma amostra de 1117 sujeitos do Rio Grande do Sul. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). As análises foram realizadas por meio de estatística descritiva, teste U de Mann-Whitney e t de Student. A maioria dos participantes foram mulheres (66,4%, n= 742), apresentando média de 12,16 (DP=10,88) para sintomas depressivos, 8,93 (DP=9,52) para de ansiedade e de 13,2 (DP= 9,97) de estresse, com diferença estatisticamente significativa quando comparada aos homens. Os achados ressaltam a importância de se compreender os fatores psicossociais associados a maior prevalência de sintomas nas mulheres, bem como desenvolver intervenções preventivas e outros mecanismos de fortalecimento da saúde mental da população geral.
Palavras-chave: estados emocionais; ansiedade; depressão; stress.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
