Programa de intervenção em funções executivas para o ensino médio: adaptação e validade de conteúdo

Autores

Resumo

A adolescência se constitui um período importante para aquisição e estimulação das funções executivas (FE). Contudo, há uma lacuna de intervenções neuropsicológicas voltadas para esse público. Objetivo: apresentar a adaptação de um programa de estimulação neuropsicológica de FE pró-habilidades acadêmicas (πFex-Academics) desenvolvida inicialmente para Universitários e adaptada para estudantes do Ensino Médio (EM). Método: As etapas seguidas foram: fase interna de organização; adaptação das atividades; análise de juízes; estudo piloto; análise do programa completo por profissionais do EM; versão final da intervenção. Resultados: Houve evidências de validade de conteúdo satisfatórias e excelentes na avaliação dos juízes e pelos profissionais que atuam no EM. No estudo piloto, pode-se observar a boa compreensão das atividades e das estratégias pelos alunos. Conclusão: Acredita-se que a intervenção πFex-Academics pode ser uma ferramenta promissora e através do ensino sistemático de estratégias e promoção das FE, pode contribuir para melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes.

Palavras-chave: intervenção neuropsicológica; ensino médio; funções executivas.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

Steffen, L., Sperafico, Y., Dias, N. M., & Cardoso, C. de O. (2023). Programa de intervenção em funções executivas para o ensino médio: adaptação e validade de conteúdo. Mosaico: Estudos Em Psicologia, 11(2), 34–60. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/46397

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa