Estudantes com dislexia no ensino superior
Caminhos para inclusão
Resumo
A dislexia do desenvolvimento é uma condição neurobiológica permanente caracterizada por um prejuízo específico na aprendizagem da leitura. Pessoas com dislexia apresentam dificuldades nas habilidades de decodificação, reconhecimento acurado ou fluente de palavras, e que podem estar acompanhadas de dificuldades de compreensão da leitura. Além disso, pessoas com dislexia podem vivenciar desfechos psicossociais negativos advindos de suas experiências acadêmicas. Apesar da Lei nº 14.254/2021 garantir o acompanhamento integral de estudantes com transtornos de aprendizagem no ensino básico, como a dislexia, ainda pouco se discute sobre a inserção desse público no ensino superior. O presente ensaio busca contribuir com essa discussão apresentando uma visão geral das dificuldades enfrentadas por pessoas com dislexia no ensino superior. Problemáticas relacionadas a essa discussão, bem como propostas iniciais para reflexão acerca do processo de inclusão, também são apresentadas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-12-23 (4)
- 2024-12-23 (3)
- 2024-12-23 (2)
- 2024-12-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
