Estudantes com dislexia no ensino superior

Caminhos para inclusão

Autores

Resumo

A dislexia do desenvolvimento é uma condição neurobiológica permanente caracterizada por um prejuízo específico na aprendizagem da leitura. Pessoas com dislexia apresentam dificuldades nas habilidades de decodificação, reconhecimento acurado ou fluente de palavras, e que podem estar acompanhadas de dificuldades de compreensão da leitura. Além disso, pessoas com dislexia podem vivenciar desfechos psicossociais negativos advindos de suas experiências acadêmicas. Apesar da Lei nº 14.254/2021 garantir o acompanhamento integral de estudantes com transtornos de aprendizagem no ensino básico, como a dislexia, ainda pouco se discute sobre a inserção desse público no ensino superior. O presente ensaio busca contribuir com essa discussão apresentando uma visão geral das dificuldades enfrentadas por pessoas com dislexia no ensino superior. Problemáticas relacionadas a essa discussão, bem como propostas iniciais para reflexão acerca do processo de inclusão, também são apresentadas.

Biografia do Autor

  • Janaína Cristina de Sousa Bertoldo e Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduanda em Psicologia (UFMG). Membro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND/UFMG). Bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

  • Luana Elizabeth Brito, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (FAFICH/UFMG). Membro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND/UFMG).

  • Júlia Gabriela Silva Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduanda em Psicologia (UFMG). Membro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND/UFMG).

  • Júlia Beatriz Lopes-Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (UFMG). Psicóloga. Mestre e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (Faculdade de Medicina/UFMG). Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND/UFMG).

Downloads

Publicado

2024-12-23 — Atualizado em 2024-12-23

Versões

Edição

Seção

Estudos teóricos/Ensaios

Como Citar

Estudantes com dislexia no ensino superior: Caminhos para inclusão. (2024). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 12(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/46571