Autenticidade E Vitalidade Subjetiva Como Preditores Do Funcionamento Ótimo Na Sociedade
Resumo
Objetivou-se estimar o poder preditivo de autenticidade e vitalidade subjetiva sobre o funcionamento ótimo na sociedade. Participaram 216 indivíduos com idade entre 18 e 83 anos (M= 32,5, DP= 12,7; 76,9% sexo feminino). Análises fatoriais confirmatórias demonstraram adequação aos modelos empregados para todas as variáveis, e verificaram-se bons indicadores de precisão (>0,7). Foram encontradas correlações significativas positivas para viver autêntico e vitalidade subjetiva; negativas entre autoalienação e com exceção de relacionamentos não-românticos, com todos os fatores da escala de funcionamento ótimo, e aceitação da influência externa se associou negativamente com bem-estar psicológico. A análise de regressão múltipla indicou efeito significativo e positivo entre viver autêntico e aceitação de influência externa e os fatores de funcionamento ótimo, enquanto autoalienação teve efeito significativo negativo. Vitalidade subjetiva também demonstrou efeito significativo positivo sobre o funcionamento ótimo na sociedade. Conclui-se que a autenticidade e vitalidade, influenciam a promoção e manutenção de bem-estar dos sujeitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
