Compromisso ético-político da psicologia na escola:

prática implicada com a realidade concreta da comunidade

Autores/as

Resumen

Esse trabalho é um relato de experiência das ações da Psicologia Escolar. Para que o espaço escolar seja promotor de desenvolvimento e preventivo, a psicologia na escola necessita planejar conjuntamente ações que promovam mudanças substanciais na vida da escola e de seus atores. Apresentaremos o fluxo institucional de trabalho do Programa ECOAR como uma possibilidade de atuação da Psicologia na Escola para a construção de ações preventivas aos riscos no desenvolvimento de estudantes e acompanhamento do ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos. 

Biografía del autor/a

  • Mariana Gentilli Perez, PUC-Campinas

    Mestranda em Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Escola de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campinas, SP, Brasil. 

  • Daniela Delmando de Freitas, PUC-Campinas

    Mestranda em Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Escola de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campinas, SP, Brasil. 

  • Raquel Souza Lobo Guzzo, PUC-Campinas

    Professora e Pós-Doutora em Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Escola de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campinas, SP, Brasil. 

Publicado

2024-12-23 — Actualizado el 2024-12-23

Versiones

Número

Sección

Relato de Experiência Profissional

Cómo citar

Compromisso ético-político da psicologia na escola:: prática implicada com a realidade concreta da comunidade. (2024). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 12(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/49068