Metapsicologia e Epistemologia

redefinindo fronteiras na psicanálise freudiana

Autores

Resumo

Este artigo explora a formação da psicanálise como uma nova área do conhecimento, utilizando uma análise qualitativa baseada em textos de Sigmund Freud e contribuições de estudiosos da epistemologia psicanalítica. Examina o contexto epistemológico e histórico da emergência da psicanálise, destacando a influência da formação diversificada de Freud na sua estrutura conceitual, marcada pela fronteira entre desafios clínicos e teóricos, e a bifurcação entre cultura e ciência. O estudo ressalta a metapsicologia como solução epistemológica que permitiu a Freud avançar no conhecimento psicanalítico, superando a dicotomia entre ciências naturais e humanas de sua época. Este trabalho é relevante para iluminar como a metapsicologia contribuiu para a consolidação da psicanálise como um campo de estudo distinto, influenciando profundamente a compreensão contemporânea da mente humana e suas complexidades.

Biografia do Autor

  • Renata, Universidade Federal de São João del-Rei

    Psicóloga. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei, na linha de pesquisa Fundamentos teóricos e filosóficos da Psicologia.

  • Thales, Universidade Federal de São João del-Rei

    Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei, na linha de pesquisa Fundamentos teóricos e filosóficos da Psicologia.

  • Camilo, Universidade Federal de São João del-Rei

    Doutor em filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP) e professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/MG).

Downloads

Publicado

2024-12-23 — Atualizado em 2024-12-23

Versões

Edição

Seção

Estudos teóricos/Ensaios

Como Citar

Metapsicologia e Epistemologia: redefinindo fronteiras na psicanálise freudiana. (2024). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 12(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/49069