Metapsicologia e Epistemologia
redefinindo fronteiras na psicanálise freudiana
Resumo
Este artigo explora a formação da psicanálise como uma nova área do conhecimento, utilizando uma análise qualitativa baseada em textos de Sigmund Freud e contribuições de estudiosos da epistemologia psicanalítica. Examina o contexto epistemológico e histórico da emergência da psicanálise, destacando a influência da formação diversificada de Freud na sua estrutura conceitual, marcada pela fronteira entre desafios clínicos e teóricos, e a bifurcação entre cultura e ciência. O estudo ressalta a metapsicologia como solução epistemológica que permitiu a Freud avançar no conhecimento psicanalítico, superando a dicotomia entre ciências naturais e humanas de sua época. Este trabalho é relevante para iluminar como a metapsicologia contribuiu para a consolidação da psicanálise como um campo de estudo distinto, influenciando profundamente a compreensão contemporânea da mente humana e suas complexidades.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-12-23 (2)
- 2024-12-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.