“VIVENDO A VIDA DELES”:

NARRATIVAS DE CUIDADORES DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS

Autores

Resumo

Os princípios que embasam os Cuidados Paliativos buscam integrar aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais do paciente e familiares, ofertando suporte no adoecimento. O estudo objetivou compreender as experiências de ser cuidador de pacientes oncológicos em Cuidados Paliativos de um hospital de ensino do município de Sobral. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório-descritivo, com suporte do software IRAMUTEQ. A amostra foi constituída por 9 cuidadores, com média de idade de 47,1 anos e tempo médio de 24,7 meses de cuidado, através de entrevistas individuais semiestruturadas. Três categorias de análise foram construídas, discutindo as dificuldades encontradas ao se exercer a função do cuidado, o entendimento sobre câncer e cuidados paliativos e o cotidiano desses sujeitos em atividades que ultrapassem as funções de cuidador. Conclui-se que as experiências desses indivíduos geram repercussões físicas e emocionais em parcela significativa de suas vidas, sendo comum o aparecimento de sintomatologias orgânicas e psíquicas.

Biografia do Autor

  • Jorge Samuel de Sousa Teixeira, Universidade Federal do Ceará

    Psicólogo pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduando em caráter de Residência em Cancerologia pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

  • Isabela Cedro Farias, Centro Universitário INTA

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Mestra em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência de atuação na política de Assistência Social e atualmente exerce a docência no Ensino Superior. No mestrado, desenvolveu pesquisa sobre a relação entre serviços de ensino e serviços de saúde. Tem camada com as temáticas saúde coletiva, formação em Psicologia, pesquisa em Psicologia, corpo, mídia e gênero.

  • Ana Beatriz Albuquerque Almeida Martins, Centro Universitário INTA

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Título de especialista em Psicologia Hospitalar pela Conselho Federal de Psicologia. Mestre pelo Programa de Saúde da Família da UFC de Sobral. Experiência profissional como psicóloga em Serviço de Obstetrícia e Neonatologia de um hospital público em Sobral de 2015 a 2023. Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário INTA. Experiência com Psicoterapia em Clínica Particular. Dedica-se à temáticas de estudo que envolvem saúde materno infantil, terapia analítico comportamental, psicologia hospitalar e psicologia da saúde.

  • Samara Vasconcelos Alves, Escola de Saúde Pública do Ceará

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista com caráter de Residência em Saúde da Família (UVA) e Especialista em Educação Permanente em Saúde (UFRGS). Mestrado em Saúde da Família (UFC). Tutora do PET Saúde Interprofissionalidade 2022/2023. Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão de disciplinas com Ênfase na Saúde. Supervisora de Estágios na Saúde I e II. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Cancerologia da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Estuda temas na área de Políticas Públicas de Atenção à Saúde; Saúde Mental; Psicologia Hospitalar; Saúde Coletiva e os diálogos possíveis com a psicanálise.

Downloads

Publicado

2024-12-23 — Atualizado em 2024-12-23

Versões

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Como Citar

“VIVENDO A VIDA DELES”: : NARRATIVAS DE CUIDADORES DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS. (2024). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 12(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/49225