“VIVENDO A VIDA DELES”:
NARRATIVAS DE CUIDADORES DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS
Resumo
Os princípios que embasam os Cuidados Paliativos buscam integrar aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais do paciente e familiares, ofertando suporte no adoecimento. O estudo objetivou compreender as experiências de ser cuidador de pacientes oncológicos em Cuidados Paliativos de um hospital de ensino do município de Sobral. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório-descritivo, com suporte do software IRAMUTEQ. A amostra foi constituída por 9 cuidadores, com média de idade de 47,1 anos e tempo médio de 24,7 meses de cuidado, através de entrevistas individuais semiestruturadas. Três categorias de análise foram construídas, discutindo as dificuldades encontradas ao se exercer a função do cuidado, o entendimento sobre câncer e cuidados paliativos e o cotidiano desses sujeitos em atividades que ultrapassem as funções de cuidador. Conclui-se que as experiências desses indivíduos geram repercussões físicas e emocionais em parcela significativa de suas vidas, sendo comum o aparecimento de sintomatologias orgânicas e psíquicas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-12-23 (2)
- 2024-12-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.