(RE)PENSANDO AS MASCULINIDADES NEGRAS REFLEXÕES A PARTIR DE BELL HOOKS
Resumo
Este artigo busca apresentar algumas contribuições de bell hooks para (re)pensarmos as masculinidades negras, para isso, serão analisadas obras da autora que discorram e estabeleçam diálogo com/sobre os homens negros. A autora questiona a limitação da perspectiva que enxerga os homens negros apenas pela ótica da violência e debate os efeitos do patriarcado e do sexismo em suas subjetividades. A análise de sua obra destaca ainda a importância de discutir não apenas as masculinidades, mas também de olhar criticamente a estrutura social que perpetua diversas formas de opressão. A obra de bell hooks sugere que a prática do amor como meio de liberdade e o diálogo com mulheres negras são fundamentais para que os homens negros repensem suas identidades e ações.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-12-23 (2)
- 2024-12-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.