Comunidade LGBTQIA+ e formação em Psicologia

apreciações dos Projetos Pedagógicos de Cursos no Nordeste brasileiro

Autores/as

  • Amadeu Antônio Pereira Neto Universidade Federal Delta do Parnaíba
  • Fauston Negreiros Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília/UnB https://orcid.org/0000-0003-2046-8463
  • Breno de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-0979-3911

Resumen

A presente pesquisa busca analisar as formas como se apresentam os sentidos acerca da comunidade LGBTQIA+ nos Projetos Pedagógicos para os Cursos (PPC) de formação em Psicologia das Instituições de ensino superior do Nordeste brasileiro. O foco é compreender em quais disciplinas dos cursos as concepções dessa comunidade são estudadas e discutidas, quais instituições incluem disciplinas dedicadas a abordar essas questões e investigar os principais eixos debatidos que versam sobre essas temáticas. Este estudo revelou que 19 PPCs apresentaram alguma citação em seu ementário que estivessem relacionados com os temas pesquisados. O conteúdo analisado foi categorizado em seis classes, sendo elas: “Aspectos da Psicologia Social e decolonialidade”, “Aspectos políticos”, "Aspectos biológicos do desenvolvimento", “Interseccionalidade”, “Produção de subjetividade”, "Aspectos jurídicos e direitos humanos”.  Através da análise ficou perceptível a preocupação em debater as temáticas por uma perspectiva ética, considerando os direitos humanos, os fatores políticos, sociais e culturais que as perpassam.

Biografía del autor/a

  • Amadeu Antônio Pereira Neto, Universidade Federal Delta do Parnaíba

    Graduado em psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPAR. Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia-PPgPsi da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). 

  • Fauston Negreiros, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília/UnB

    Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP. Professor Associado II do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de Brasília/UnB. Compõe a diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional/ABRAPEE (Gestão 2022-2024). Membro do GT Psicologia e Política Educacional da ANPEPP. Coordena o Grupo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas/PECPol.

  • Breno de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

    Psicólogo e pedagogo com doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional (2014) e em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão

Publicado

2024-12-23 — Actualizado el 2024-12-23

Versiones

Número

Sección

Relatos de Pesquisa

Cómo citar

Comunidade LGBTQIA+ e formação em Psicologia: apreciações dos Projetos Pedagógicos de Cursos no Nordeste brasileiro. (2024). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 12(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/49544