Comunidade LGBTQIA+ e formação em Psicologia
apreciações dos Projetos Pedagógicos de Cursos no Nordeste brasileiro
Resumo
A presente pesquisa busca analisar as formas como se apresentam os sentidos acerca da comunidade LGBTQIA+ nos Projetos Pedagógicos para os Cursos (PPC) de formação em Psicologia das Instituições de ensino superior do Nordeste brasileiro. O foco é compreender em quais disciplinas dos cursos as concepções dessa comunidade são estudadas e discutidas, quais instituições incluem disciplinas dedicadas a abordar essas questões e investigar os principais eixos debatidos que versam sobre essas temáticas. Este estudo revelou que 19 PPCs apresentaram alguma citação em seu ementário que estivessem relacionados com os temas pesquisados. O conteúdo analisado foi categorizado em seis classes, sendo elas: “Aspectos da Psicologia Social e decolonialidade”, “Aspectos políticos”, "Aspectos biológicos do desenvolvimento", “Interseccionalidade”, “Produção de subjetividade”, "Aspectos jurídicos e direitos humanos”. Através da análise ficou perceptível a preocupação em debater as temáticas por uma perspectiva ética, considerando os direitos humanos, os fatores políticos, sociais e culturais que as perpassam.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-12-23 (2)
- 2024-12-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
