INTERVENÇÕES PSICANALÍTICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS: METODOLOGIAS DE ESCUTA NO COLETIVO

Autores/as

Resumen

Este artigo realiza uma revisão de literatura sobre as metodologias de pesquisa e intervenção de orientação psicanalítica utilizadas em escolas públicas, buscando analisar seus efeitos sobre os sujeitos e o espaço escolar. São realizadas buscas por artigos em dois bancos de dados, SciELO e PePsic, usando os descritores psicanálise e escola. Os resultados são apresentados numa tabela com o nome da metodologia, os conceitos de análise, os efeitos nos sujeitos, os efeitos na escola e os impasses encontrados. O estudo analisa os dados e tece reflexões a partir deles, ressaltando especialmente o tema da adolescência. Este trabalho é relevante para investigar as intervenções realizadas em escolas por psicanalistas, principalmente diante da obrigatoriedade da presença de psicólogos na rede pública de educação desde 2019.

Biografía del autor/a

  • Nádia Laguárdia de Lima, UFMG

    Pós-doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2024-12-23 — Actualizado el 2024-12-23

Versiones

Número

Sección

Revisão Crítica de Literatura

Cómo citar

INTERVENÇÕES PSICANALÍTICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS: METODOLOGIAS DE ESCUTA NO COLETIVO. (2024). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 12(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/51551