INTERVENÇÕES PSICANALÍTICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS: METODOLOGIAS DE ESCUTA NO COLETIVO
Resumo
Este artigo realiza uma revisão de literatura sobre as metodologias de pesquisa e intervenção de orientação psicanalítica utilizadas em escolas públicas, buscando analisar seus efeitos sobre os sujeitos e o espaço escolar. São realizadas buscas por artigos em dois bancos de dados, SciELO e PePsic, usando os descritores psicanálise e escola. Os resultados são apresentados numa tabela com o nome da metodologia, os conceitos de análise, os efeitos nos sujeitos, os efeitos na escola e os impasses encontrados. O estudo analisa os dados e tece reflexões a partir deles, ressaltando especialmente o tema da adolescência. Este trabalho é relevante para investigar as intervenções realizadas em escolas por psicanalistas, principalmente diante da obrigatoriedade da presença de psicólogos na rede pública de educação desde 2019.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-12-23 (2)
- 2024-12-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
