Esquemas Iniciais Desadaptativos e Modos Esquemáticos em Mulheres Vítimas de Violência Doméstica
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar Esquemas Iniciais Desadaptativos e Modos Esquemáticos em uma amostra de 20 mulheres vítimas de violência doméstica, no contexto de relacionamentos amorosos, atendidas em equipamento especializado para receber mulheres em situação de violência. A pesquisa foi estruturada sob a perspectiva metodológica da Inserção Ecológica e os dados foram analisados em duas etapas: 1) coleta de dados quantitativos, com base em questionários de esquemas, inventários de modos esquemáticos e dados sociodemográficos das entrevistas; 2) por meio de investigação e análise de conteúdo de dados qualitativos extraídos de entrevistas e observações de campo. Os resultados mostraram a presença de esquemas iniciais desadaptativos, principalmente no primeiro domínio –Desconexão e Rejeição – e no quarto domínio – direcionamento para o outro. Sugere-se que essas variáveis podem aumentar a vulnerabilidade das mulheres à violência. Os modos de enfrentamento disfuncionais encontrados na amostra foram: Capitulador Complacente e Autoconfortador Desligado.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-12-23 (2)
- 2024-12-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.