A relação entre o tempo de uso de telas das crianças e as funções executivas de crianças em idade escolar
Resumo
Pesquisas indicam o tempo de tela diário de crianças, bem como o tipo de dispositivo acessado, podem ser considerados alguns dos principais fatores que impactam no desenvolvimento das funções executivas (FE) na infância. Neste estudo, buscou-se avaliar se há correlações entre o tempo de tela e as FE de crianças em idade escolar. A amostra foi composta por 105 indivíduos, com idades entre 6 e 11 anos (M=8,64; DP=0,48). Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERI), Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Teste dos Cinco Dígitos (FDT), Teste Hayling Infantil, Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Infantil Breve (NEUPSILIN-Inf), Fluência Verbal Livre (FVL), Subteste Dígitos da Escala Wechsler de Inteligência (WISC IV), além de um questionário de dados sociodemográficos. Através de análises descritivas e correlacionais, verificou-se que há correlação significativa e positiva, de intensidade fraca, entre as variáveis de tempo de tela e os componentes das funções executivas de flexibilidade cognitiva, controle inibitório e regulação emocional. Destaca-se a flexibilidade cognitiva como o componente que mais apresentou correlações com os diferentes dispositivos de mídias digitais utilizados pelas crianças dessa amostra. Sugere-se que pesquisas futuras possam avaliar o impacto das telas nas FE sob a perspectiva do tempo de tela dos pais, o conteúdo assistido ou acessado e que empreguem medidas que consigam fornecer mais precisamente o tempo de tela diário das crianças.
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