A relação entre o tempo de uso de telas das crianças e as funções executivas de crianças em idade escolar

Autores

  • Rute Krüger Universidade Feevale https://orcid.org/0009-0000-5414-1579
  • Betina Ritzel Universidade Feevale
  • Júlia Gabrielle Klein Universidade Feevale
  • Caroline de Oliveira Cardoso Universidade Feevale

Resumo

Pesquisas indicam o tempo de tela diário de crianças, bem como o tipo de dispositivo acessado, podem ser considerados alguns dos principais fatores que impactam no desenvolvimento das funções executivas (FE) na infância. Neste estudo, buscou-se avaliar se há correlações entre o tempo de tela e as FE de crianças em idade escolar. A amostra foi composta por 105 indivíduos, com idades entre 6 e 11 anos (M=8,64; DP=0,48). Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERI), Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Teste dos Cinco Dígitos (FDT), Teste Hayling Infantil, Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Infantil Breve (NEUPSILIN-Inf), Fluência Verbal Livre (FVL), Subteste Dígitos da Escala Wechsler de Inteligência (WISC IV), além de um questionário de dados sociodemográficos. Através de análises descritivas e correlacionais, verificou-se que há correlação significativa e positiva, de intensidade fraca, entre as variáveis de tempo de tela e os componentes das funções executivas de flexibilidade cognitiva, controle inibitório e regulação emocional. Destaca-se a flexibilidade cognitiva como o componente que mais apresentou correlações com os diferentes dispositivos de mídias digitais utilizados pelas crianças dessa amostra. Sugere-se que pesquisas futuras possam avaliar o impacto das telas nas FE sob a perspectiva do tempo de tela dos pais, o conteúdo assistido ou acessado e que empreguem medidas que consigam fornecer mais precisamente o tempo de tela diário das crianças.

Biografia do Autor

  • Rute Krüger, Universidade Feevale

    recém-graduada em Psicologia pela Universidade Feevale

  • Betina Ritzel, Universidade Feevale

    graduada em Psicologia pela Universidade Feevale. Mestranda bolsista CAPES no Mestrado Acadêmico em Psicologia da Universidade Feevale.

  • Júlia Gabrielle Klein, Universidade Feevale

    graduanda em Psicologia pela Universidade Feevale

  • Caroline de Oliveira Cardoso, Universidade Feevale

    doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2025-07-31

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Como Citar

A relação entre o tempo de uso de telas das crianças e as funções executivas de crianças em idade escolar. (2025). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 13(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/55797