Saúde e (in)justiça reprodutiva: panorama geral sobre os serviços de abortamento legal no Brasil
Resumo
A partir da pesquisa “Psicologia e atenção humanizada ao abortamento no Brasil”, de bases teórico-metodológicas na psicologia social feminista, realizou-se o mapeamento dos serviços de aborto legal no Brasil. Neste presente artigo, analisar-se-á o panorama geral dos resultados obtidos por meio das ligações telefônicas, observando as dificuldades em acessar informações sobre os serviços, o (não) seguimento das normativas do Ministério da Saúde em relação ao aborto legal e de que maneira os discursos sobre abortamento impactam na efetivação desse direito. Constatou-se uma grande dificuldade em coletar dados sobre a realidade dos serviços de aborto legal no país, um desconhecimento das normativas do Ministério da Sáude, como também sobre a legislação relacionada ao abortamento, além da presença de discursos que inviabilizam a efetivação do direito ao aborto legal para toda população. Conclui-se que o cenário nacional em relação ao direito ao abortamento legal está precarizado e marcado pela injustiça reprodutiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
