Narrativas: abordagens cognitivas e neuropsicológicas da análise da produção e compreensão

Autores

  • Fernanda Gomes de Mata Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlia Beatriz Lopes Silva Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vitor Geraldi Haase Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

É inegável a importância de se compreender e produzir narrativas no
cotidiano humano. Escutamos e produzimos histórias em casa, na escola,
no trabalho e em diversos lugares de convívio. Ainda assim, os estudos
que analisam tais processos em crianças com desenvolvimento normal ou
com algum tipo de déficit são fragmentados. As metodologias que
objetivam verificar a qualidade da compreensão e produção textual não
são sistematizadas, dificultando, portanto, a comparação objetiva de
resultados de pesquisas. Este artigo procura sintetizar alguns modelos de
análise da narrativa consagrados na literatura cognitiva e estabelecer
relações com pressupostos da neuropsicologia, como áreas cerebrais
ativadas e prejuízos no âmbito textual em algumas síndromes e
transtornos.
Palavras-chave: Cognição; neuropsicologia; narrativa; metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Gomes de Mata, Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais



Downloads

Como Citar

Mata, F. G. de, Silva, J. B. L., & Haase, V. G. (2017). Narrativas: abordagens cognitivas e neuropsicológicas da análise da produção e compreensão. Mosaico: Estudos Em Psicologia, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/6227

Edição

Seção

Artigos 2007-2013