O ensino de Psicologia para Educadores em Minas Gerais: a experiência de Helena Antipoff (1930–1987)

Autores

  • Regina Helena de Freitas Campos Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais,
  • Graziela de Andrade Quintas Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais,

Resumo

A experiência da psicóloga e educadora Helena Antipoff no ensino de
Psicologia para educadores é examinada, a partir dos documentos inéditos
do acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff
localizado na Biblioteca Central da UFMG. Foram identificados 39
documentos relevantes, contendo informações sobre cursos de Psicologia
lecionados para educadores entre 1930 e 1987. Os cursos aconteceram na
Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Minas Gerais, na Faculdade
de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola Normal
Rural e no Instituto Superior de Educação Rural da Fazenda do Rosário,
localizada em Ibirité, MG, instituições nas quais Antipoff atuou como
professora. Os documentos informam sobre os conteúdos dos cursos e
sobre os métodos de ensino utilizados. No que se refere aos conteúdos,
observa-se a preocupação em trazer informações sobre as principais
teorias psicológicas da época, em especial aquelas propostas por
psicólogos franceses e suíços como Binet, Claparède e Piaget. Quanto aos
métodos de ensino, evidencia-se a opção pelos métodos ativos, que
privilegiam a participação do estudante na construção do conhecimento,
com base na pesquisa empírica.
Palavras-chave: Ensino de psicologia; psicologia da educação; Helena
Antipoff.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Campos, R. H. de F., & Quintas, G. de A. (2017). O ensino de Psicologia para Educadores em Minas Gerais: a experiência de Helena Antipoff (1930–1987). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/6228

Edição

Seção

Artigos 2007-2013