Recomendações para reabilitação neuropsicológica aplicada à demência
Resumo
A Reabilitação Neuropsicológica Aplicada às Demências (RNAD) é um conjunto de intervenções diagnósticas e terapêuticas com objetivo de restaurar a capacidade funcional do indivíduo, otimizando o potencial individual e minimizando os riscos de disfuncionalidade. Objetivou-se realizar uma revisão sobre a RNAD, fornecendo subsídios para sua utilização. Contudo, as intervenções representam um grupo metodológico heterogêneo, necessitando ser mais bem investigadas. Uma revisão teórica através das bases Pubmed, Bireme, Psycinfo e acervo bibliográfico da UFMG revelou que a RNAD deve ser personalizada, multidisciplinar e contínua, fornecendo a maior estimulação dos diversos domínios cognitivos/psicossociais, através de técnicas individuais, coletivas, acadêmicas e ecológicas aplicadas ao paciente e ao cuidador, associandose abordagens neuropsicológicas e farmacológicas. Conclui-se que são necessários maiores investimentos em pesquisas, com estudos mais específicos, com amostras maiores e enfoque na validade interna e externa dos tratamentos.
Palavras-chave: Reabilitação neuropsicológica; Demência; Modelo da classificação internacional de funcionalidade, Incapacidade e saúde; Modelo de otimização seletiva
com compensação.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.