INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL COM UMA ALUNA DE EJA: investigando as bases da identidade estigmatizada

  • Karina Mendicino de Oliveira Mendicino de Oliveira Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Alexandre Alves Gomes Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais.

Resumo

Este é um estudo de caso referente ao acompanhamento psicopedagógico realizado com uma aluna de EJA – Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se um trabalho amplo em relação às dificuldades apresentadas pela aluna, partindo de uma visão da identidade como construção social. Verificou-se que um grande obstáculo ao desempenho escolar da aluna estava relacionado à insegurança para enfrentar suas limitações, o que pode ter como base a identificação com uma posição social de inferioridade. Partindo desse pressuposto, realizou-se uma intervenção psicossocial que foi de grande contribuição para o início do processo de enfrentamento das próprias dificuldades. Foi utilizado método “História de Vida” para coleta de dados.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Construção Social da Identidade; Relações de Gênero.

Como Citar
Oliveira, K. M. de O. M. de, & Gomes, A. A. (1). INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL COM UMA ALUNA DE EJA: investigando as bases da identidade estigmatizada. Mosaico: Estudos Em Psicologia, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/6247
Seção
Artigos 2007-2013