Assistência ao Luto em Cuidados Paliativos Pediátricos após morte por câncer
Resumo
O câncer infanto-juvenil demanda esforços para o Cuidado Paliativo Pediátrico (CPP), inclusive para acompanhamento das famílias após o óbito dos pacientes. Para investigar a assistência em CPP prestada aos familiares enlutados, realizou-se uma revisão integrativa de artigos publicados entre 2012 e 2022. Foram encontrados 242 estudos, sendo 6 artigos selecionados. Após análises, produziu-se as categorias temáticas: 1) Intervenções e programas de assistência aos enlutados; 2) Necessidades dos familiares enlutados. Constatou-se que existem diversas intervenções voltadas aos familiares, mas ainda se encontram difusas, muitas vezes incipientes e com pouca avaliação das ações. Predominam algumas práticas como telefonemas, envio de cartões postais e de materiais sobre luto. Por outro lado, poucas ações são destinadas aos irmãos. Os estudos sobre o tema são escassos, principalmente no contexto brasileiro. Sugere-se novos estudos para investigar a eficácia das intervenções, as ações realizadas no Brasil, as práticas mediadas pelas tecnologias e as necessidades dos familiares enlutados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
