As Técnicas grupais em saúde mental
articulação criativa à expansão da expressão
Resumo
A Reforma Psiquiátrica constituiu um novo modelo de atenção à saúde mental. Técnicas psicológicas conectadas à arte estão inclusas nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como recurso terapêutico. O objetivo foi a aplicação de forma disruptiva de técnicas psicológicas não estruturadas e artísticas, para expressão e compreensão do fenômeno psicológico. Foi realizada em um hospital geral, com leitos de internação psiquiátrica, a aplicação de 3 técnicas projetivas: colagem, teatro e contoterapia. Os resultados destacaram o potencial criativo das técnicas, em pacientes e nos profissionais de saúde, abrindo espaço para inovação na promoção e intervenção em saúde mental.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-12-23 (2)
- 2024-12-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
