O Haiti não é aqui
a psicologia e as sutilezas do acolher a migração haitiana
Abstract
O presente relato de experiência tem como objetivo abordar as experiências profissionais vivenciadas por duas psicólogas negras situadas na Amazônia. Tais relatos advém da participação continuada em atividades diversas com sujeitos haitianos em grupos de escuta, no ensino da língua brasileira, escutas individuais, participação em eventos de promoção e valorização da cultura haitiana, dentre outros. Levantamos aqui problematizações acerca de como a vivência haitiana em movimento diaspórico pode ser invisibilizada em virtude de atravessamentos raciais e deixamos pistas sobre a responsabilidade da psicologia nesse contexto, bem como a importância do acolhimento e maior implicação da profissão à esta demanda.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
