Programa de intervenção em funções executivas para o ensino médio: adaptação e validade de conteúdo
Abstract
A adolescência se constitui um período importante para aquisição e estimulação das funções executivas (FE). Contudo, há uma lacuna de intervenções neuropsicológicas voltadas para esse público. Objetivo: apresentar a adaptação de um programa de estimulação neuropsicológica de FE pró-habilidades acadêmicas (πFex-Academics) desenvolvida inicialmente para Universitários e adaptada para estudantes do Ensino Médio (EM). Método: As etapas seguidas foram: fase interna de organização; adaptação das atividades; análise de juízes; estudo piloto; análise do programa completo por profissionais do EM; versão final da intervenção. Resultados: Houve evidências de validade de conteúdo satisfatórias e excelentes na avaliação dos juízes e pelos profissionais que atuam no EM. No estudo piloto, pode-se observar a boa compreensão das atividades e das estratégias pelos alunos. Conclusão: Acredita-se que a intervenção πFex-Academics pode ser uma ferramenta promissora e através do ensino sistemático de estratégias e promoção das FE, pode contribuir para melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes.
Palavras-chave: intervenção neuropsicológica; ensino médio; funções executivas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.