Narrativas: abordagens cognitivas e neuropsicológicas da análise da produção e compreensão
Abstract
É inegável a importância de se compreender e produzir narrativas no
cotidiano humano. Escutamos e produzimos histórias em casa, na escola,
no trabalho e em diversos lugares de convívio. Ainda assim, os estudos
que analisam tais processos em crianças com desenvolvimento normal ou
com algum tipo de déficit são fragmentados. As metodologias que
objetivam verificar a qualidade da compreensão e produção textual não
são sistematizadas, dificultando, portanto, a comparação objetiva de
resultados de pesquisas. Este artigo procura sintetizar alguns modelos de
análise da narrativa consagrados na literatura cognitiva e estabelecer
relações com pressupostos da neuropsicologia, como áreas cerebrais
ativadas e prejuízos no âmbito textual em algumas síndromes e
transtornos.
Palavras-chave: Cognição; neuropsicologia; narrativa; metodologia.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.