Recomendações para reabilitação neuropsicológica aplicada à demência
Abstract
A Reabilitação Neuropsicológica Aplicada às Demências (RNAD) é um conjunto de intervenções diagnósticas e terapêuticas com objetivo de restaurar a capacidade funcional do indivíduo, otimizando o potencial individual e minimizando os riscos de disfuncionalidade. Objetivou-se realizar uma revisão sobre a RNAD, fornecendo subsídios para sua utilização. Contudo, as intervenções representam um grupo metodológico heterogêneo, necessitando ser mais bem investigadas. Uma revisão teórica através das bases Pubmed, Bireme, Psycinfo e acervo bibliográfico da UFMG revelou que a RNAD deve ser personalizada, multidisciplinar e contínua, fornecendo a maior estimulação dos diversos domínios cognitivos/psicossociais, através de técnicas individuais, coletivas, acadêmicas e ecológicas aplicadas ao paciente e ao cuidador, associandose abordagens neuropsicológicas e farmacológicas. Conclui-se que são necessários maiores investimentos em pesquisas, com estudos mais específicos, com amostras maiores e enfoque na validade interna e externa dos tratamentos.
Palavras-chave: Reabilitação neuropsicológica; Demência; Modelo da classificação internacional de funcionalidade, Incapacidade e saúde; Modelo de otimização seletiva
com compensação.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.