FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FEMININAS: REPERCUSSÕES DO ABANDONO PATERNO E TRANSMISSÕES DE REPRESENTAÇÕES MATERNA AOS FILHOS
Abstract
O presente artigo discute sobre as repercussões psíquicas de membros pertencentes ao arranjo familiar monoparental feminino, iniciado pelo abandono do genitor do filho, as principais representações transmitidas sobre o evento. Como objetivo específico pensou-se sobre as transformações e pluralidades familiares tendo como foco especificidades da maternidade solo por abandono. Em seguida, discutiu-se sobre as transmissões psíquicas maternas inconscientes de suas representações da figura paterna que abandona, os possíveis destinos psíquicos nos(as) filhos(as). A fim de ilustrar a discussão proposta, foram apresentados fragmentos de duas entrevistas iniciais, no período de triagem de uma clínica escola em uma Universidade da Região Sudoeste do Brasil com uma família que passou por tal vivência. A análise da ilustração recorreu à perspectiva psicanalítica de família. A apresentação desses fragmentos permite discutir a relação estabelecida entre mãe e filha, a representação das figuras masculinas e as possíveis dimensões subjetivas afetadas, como a escolha amorosa.
Palavras-Chave: família monoparental; ausência paterna; transmissões psíquicas; ilustração clínica.
Downloads
Published
Versions
- 2024-12-23 (2)
- 2024-12-23 (1)
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
