Interfaces entre Psicologia, história de um território e itinerário docente:

entrevista com Professora Iracema Tada

Autores/as

  • Iracema Neno Cecilio Tada UNIR
  • Laísy de Lima Nunes Universidade Federal de Rondônia
  • Emellyne Lima de Medeiros Dias Lemos

Resumen

Esta entrevista foi realizada com a Professora Iracema Neno Cecilio Tada, dia 02 de abril de 2024 e focalizou as interfaces entre a Psicologia como ciência e profissão, o estado de Rondônia e suas especificidades e o relato de um itinerário docente representativo em termos local, regional e nacional.

Biografía del autor/a

  • Iracema Neno Cecilio Tada, UNIR

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

  • Laísy de Lima Nunes, Universidade Federal de Rondônia

    Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade (PPGPSI UNIR). Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou estágio sanduíche na New York University (NYU), com treinamento em metodologias de observação sistemática e registro contínuo, e acompanhamento de pesquisas sobre desenvolvimento infantil e aprendizagem. Mestre em Psicologia Social pela UFPB. Graduada (bacharelado e licenciatura) em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Membro do GT "Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos" da ANPEPP. Líder do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa (CEPEFOP). Atualmente é coordenadora do Comitê de ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal de Rondônia (CEP UNIR). Atua como pesquisadora na área da Psicologia do Desenvolvimento e tem interesse nos temas: desenvolvimento infantil, parentalidade, interação adulto-criança, acolhimento de crianças e adolescentes, aprendizagem, desenvolvimento atípico, teoria histórico-cultural, psicologia social, psicologia educacional e escolar, e saúde. 

  • Emellyne Lima de Medeiros Dias Lemos

    Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2025-12-08

Cómo citar

Interfaces entre Psicologia, história de um território e itinerário docente: : entrevista com Professora Iracema Tada. (2025). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 13(2), 01-08. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/52477