Recursos digitais no treinamento cognitivo em memória de trabalho para crianças: uma revisão integrativa

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Resumo

O objetivo do estudo foi levantar, descrever e analisar qualitativamente as evidências de eficácia existentes dos Treinos Cognitivos (TCs) digitais, compostos por pelo menos uma tarefa de Memória de Trabalho e que podem ser usados com crianças. Foram consultados os bancos de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Pubmed e American Psychological Association (PsycNet). Para verificar a quantidade de TC’s disponíveis, uma busca foi realizada na loja de aplicativos Google Play® e na ferramenta de busca Google®. Oitenta e um estudos foram incluídos, resultando em 38 TC’s. Em relação aos TC’s disponíveis, 14 programas foram encontrados. Evidências de transferência proximal foram encontradas em 60,5% dos estudos e a distal em, 42,1%. Para os TC’s disponíveis, a falta de evidências de eficácia é uma problemática a ser superada. Os resultados sugerem que a utilização desses programas ainda deve ser avaliada com cautela, dependendo do objetivo e contexto em que são empregados.

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Biografia do Autor

Sr. Luiz Alves Ferreira-Júnior, UFMG

Psicólogo pela UFMG e Mestrando em Psicologia: Cognição e Comportamento pela mesma instituição. 

Profª. Drª. Marcela Mansur-Alves, UFMG

Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFMG

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

Barbosa-Pereira, D., Ferreira-Júnior, L. A., & Mansur-Alves, M. . (2021). Recursos digitais no treinamento cognitivo em memória de trabalho para crianças: uma revisão integrativa . Mosaico: Estudos Em Psicologia, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/35909

Edição

Seção

Revisão Crítica de Literatura