A virilidade e a vigorexia: Uma reflexão psicanalítica
Resumen
Os debates contemporâneos da Psicologia e da Psicanálise têm se adentrado cada vez mais em assuntos como a masculinidade e o ideal viril, desconstruindo e questionando arranjos sociais normativos sobre o masculino, que, apesar disso, ainda se apresentam com muita força. Logo, a forma como os homens vivem diante desse ideal é um tema de extrema importância social e de grande interesse da Psicanálise, devendo ser constantemente refletido. Nesse sentido, o presente artigo se debruça sobre o fenômeno da vigorexia masculina, empreendendo uma reflexão acerca do ideal masculino decorrente da lógica fálica e a sua relação com a negação da castração. Este estudo adotou como metodologia a pesquisa teórica acerca do tema, baseando-se, majoritariamente, nas contribuições freudianas e lacanianas. A partir das reflexões empreendidas, o estudo propõe a vigorexia masculina como uma tentativa de sustentação de virilidade pela negação da castração e pela busca da afirmação de uma identidade fálica.
Palavras-chave: virilidade; vigorexia; falo; castração; masculinidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.