Revisão integrativa da literatura sobre bissexualidade: Representações, invisibilidade e subjetividade
Resumen
Em uma sociedade marcada pelas compreensões dualistas da natureza humana e suas questões afetivas, a bissexualidade como orientação sexual é alvo de inúmeras incompreensões e preconceitos. Como consequência, pessoas bissexuais tornam-se marginalizadas e vulneráveis a diferentes tipos de violência. Este trabalho propõe-se a analisar como artigos científicos discutem a subjetividade da pessoa bissexual e refletir sobre a invisibilidade da bissexualidade nas produções acadêmicas e culturais. Foi realizada uma revisão integrativa de 12 artigos internacionais publicados nos últimos cinco anos. Os resultados apontam que a bissexualidade é invisibilizada por atitudes deliberadas e/ou involuntárias, seja como forma de manter a heterossexualidade como norma ou pela incompreensão de práticas e afetos fora do escopo monossexual. Este apagamento traz consequências nocivas para indivíduos bissexuais que são expressos em índices negativos de saúde física e mental comparados à indivíduos héteros, gays ou lésbicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.