Migração involuntária sob a perspectiva da psicanálise: uma revisão de literatura
Resumo
O objetivo deste artigo é conhecer os impactos psíquicos da migração involuntária, assim como, levantar quais conceitos são empregados para compreensão dessa vivência, pela perspectiva da psicanálise. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scielo e Pepsic. Foram selecionados vinte e quatro artigos que foram lidos na íntegra e analisados, o que resultou na discussão de cinco temas: cultura e diferenças culturais; discurso social; luto; trauma e dispositivos clínicos de acolhimento. Concluímos que o luto é um trabalho necessário diante das recorrentes perdas envolvidas na migração, cuja vivência pode adquirir um potencial traumático para o sujeito. Além disso, identificamos que as diferenças culturais e o discurso social sobre o migrante impactam em suas possibilidades de ser e pertencer ao novo país. Por fim, identificamos alguns dispositivos clínicos de escuta ao imigrante, e os apresentamos como forma de refletir sobre as contribuições da psicanálise para o atendimento dessa população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
