Moving Labyrinths: Virgil’s Art of Multiple Narrative

Autores

  • Frederick Ahl Classics Department Cornell University, Ithaca, New York / USA

Palavras-chave:

Enéas, Dédalo, Dido, Heródoto, Labirinto, Minotauro, Otávio, Pompeu Sexto, Roma, Virgílio

Resumo

Na Eneida, Virgílio cria um labirinto semântico complexo, no qual múltiplas tradições, cada uma pertencendo a um contexto mítico e histórico separado, são elaboradas no que parece ser uma narrativa nova única. Esta nova narrativa está em constante diálogo com seus elementos constitutivos, culminando, assim, em uma geografia de espaço e tempo einsteineana paradoxalmente instável. Nem os leitores nem o herói Enéas podem estar seguros de como se posicionar para compreender o que é visto ou experimentado. Ademais, como mostra a narrativa de Virgílio sobre Dédalo, 1 I owe special thanks to Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, whose invitation, o primeiro, como o segundo, não apenas se torna um criador e prisioneiro dos labirintos que constrói, mas também induz o leitor a colaborar na sua criação (e na sua fuga).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHL, F. Lucan: an Introduction. Ithaca: Cornell University Press, 1976.

AHL, F. Metaformations: Wordplay and Soundplay in Ovid and Other Classical Poets. Ithaca: Cornell University Press, 1985.

AHL, F. Gendering the Underworld: Bodies in Homer, Virgil, Plato, and Silius. In: SCHAFFENRATH, F. (Ed.). Silius Italicus (Akten der Innsbrucker Tagung vom 19.–21. Juni 2008). Frankfurt am Main: P. Lang, p. 47–58.

AHL, F. Making Poets Serve the Established Order: Censoring Meaning in Sophocles, Virgil, and W.S. Gilbert. Partial Answers, v. 10, n. 2, p. 271-301, 2011.

AHL, F. Coping with the Canonical Oedipus. In: IANNUCCI, A. (Ed.) Edipo Classico e Contemporaneo. Hildersheim, Zürich, New York: Georg Olms, 2012. p. 1-30.

ANGELINO, M-I. I labirinti: il dramma del percorso. Doctor Virtualis 2, p. 119-127, 2003. Available at: https://riviste.unimi.it/index.php/DoctorVirtualis/article/view/44/67. Accessed on: Oct. 20 2017.

ARMSTRONG, R. Cretan Women: Pasiphae, Ariadne, and Phaedra in Latin Poetry. Oxford: Oxford U.P., 2006.

ATTALI, J. Chemins de sagesse: traité du labyrinthe. Paris: Fayard, 1996.

BERNAL, M. Black Athena: The Afroasiatic Roots of Classical Civilization. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 2008.

BOA, E. Labyrinths, Mazes, and Mosaics: Fiction by Christa Wolf, Ingo Schulze, Antje Rávic Strubel, and Jens Sparschuh. In: FUCHS, A., CHAKRABORTY, K. J., SHORT, L. (Ed.) Debating German Cultural Identity since 1989. Rochester, NY: Camden House, 2011. p. 131-155.

BRUNT, P. M. and MOORE, J.M. Res Gestae Divi Augusti: The Achievements of the Divine Augustus. Oxford: Oxford University Press, 1967.

CASSON, L. The Ancient Mariners. Princeton: Princeton University Press, 1991.

COLLARD, C.; CROPP, M. (Ed.). Euripides Fragments: Aegeus-Meleager. Cambridge, MA: Harvard U.P., 2008. p. 529-555.

DOOB, P. R. The Idea of the Labyrinth: from Classical Antiquity through the Middle Ages. Ithaca: Cornell U.P., 1992.

ECO, U. La ligne et le labyrinthe: les structures de la pensée latine. In: DUBY, G. (Ed.), Civilisation Latine. Paris: Olivier Orban, 1986, p. 27–58.

GALINSKY, K. Aeneas, Sicily and Rome. Princeton: Princeton U.P., 1969.

GOWING, A. M. The Triumviral Narratives of Appian and Cassius Dio. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1992.

GRATWICK, A. S. Hanno’s Punic Speech in the Poenulus of Plautus. Hermes, v. 99, n. 1, p. 25-45, 1971.

HENDERSON, J. (Ed.). Aristophanes - Fragments. Cambridge, MA: Harvard U. P., 2007.

HELLERS, J. L.; CAIRNS, S. S. To Draw a Labyrinth. In: Classical Studies Presented to Ben Edwin Perry by His Students and Colleagues at the University of Illinois, 1924-60. Champaign: University of Illinois Press, 1969. p. 236-262.

HILL, G. F. Coins of Ancient Sicily. Westminster: Archibald Constable & co., 1903.

HILLER, S. Religion and Cult. In: Du HOUX, Y.; DAVIES, A. M. A Companion to Linear B: Mycenaean Greek Texts and their World. 2011. v. II, p. 193-199.

LEONHARDT, G. E. Linear B to Greek: da-na-jo to da-pu2-ri-to-jo. Linear B Lexicon: Knossós Dec., 21, 2013 Available at: https://konosos.net/2013/12/21/linear-b-to-greek-da/. Accessed on: Sept. 12 2017.

LLOYD-JONES, H. (Ed.). Sophocles Fragments. 2nd corrected printing., Cambridge, MA: Harvard U. P., 2003.

MOLHOLT, R. Roman Labyrinth Mosaics and the Experience of Motion. The Art Bulletin, v. 93, n. .3, p. 287-303, 2011.

PAGET, R. F. The Naval Battle of Cumae (*) in B. C. 38. Latomus, v. 29, n. 2, p. 363-369, 1970.

POWELL, A. Virgil the Partisan: A Study in the Re-Integration of Classics. Swansea: Classical Press of Wales, 2008.

VALÉRIO, M. Λαβύρινθος and word-initial lambdacism in Anatolian Greek. Journal of Language Relationship (Вопросы языкового родства), v. 15, n. 1, p. 51-59, 2017.

WILSON, R. J. A. Sicily under the Roman Empire: the Archaeology of a Roman Province 36 BC to AD 535. Warminster: Aris and Phillips, 1990.

VIRGIL Aeneid. Transl. F. Ahl. Oxford: Oxford University Press, 2007.

WUNDERLICH, H-G. Wohin der Stier Europa Trug: Kretas Geheimnis und das Erwachen des Abendlandes. Cologne: Anaconda Verlag, 2007.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Ahl, F. (2018). Moving Labyrinths: Virgil’s Art of Multiple Narrative. Nuntius Antiquus, 13(2), 17–38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/17090

Edição

Seção

Artigos