Política na sala de aula: uma proposta interdisciplinar a partir da Antiguidade

Autores

  • Priscilla Gontijo Leite Universidade Federal da Paraíba
  • Lucas Consolin Dezotti Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

ensino, política, letras clássicas, história antiga.

Resumo

Diversas palavras do nosso vocabulário político são originárias da Antiguidade Clássica – democracia, aristocracia, oligarquia, tirania e são utilizadas com frequência no cotidiano. Contudo, o ensino sobre o entendimento dessas noções apresenta falhas, pois está muitas vezes centrado numa abordagem conceitual, não numa perspectiva histórica, deixando de demonstrar para os alunos que esses conceitos foram formulados em um determinado período da história humana – a saber, na Antiguidade. Assim, pautando-se na promoção de uma abordagem que valorize o aspecto histórico para o entendimento de conceitos, foi elaborado o projeto Prolicen “Vocabulário político da antiguidade: reflexões para o exercício da cidadania”, objeto deste texto. Aqui vamos relatar como a perspectiva interdisciplinar, que agrega conhecimentos de História e Letras Clássicas, foi essencial para o desenvolvimento do projeto, cujo resultado principal foi a elaboração de material didático com trechos de fontes antigas (Heródoto, Aristóteles, Políbio e Tito Lívio), visando facilitar a utilização dessas fontes por professores da educação básica e superior. O grande diferencial do trabalho é a apresentação bilíngue dos textos (grego ou latim e português), provendo acesso ou despertando interesse para as línguas do passado, provando que a Antiguidade não está tão distante de sua realidade.

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Biografia do Autor

Priscilla Gontijo Leite, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta de Pré-História e História Antiga do Departamento de História da UFPB.

Lucas Consolin Dezotti, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Leite, P. G., & Dezotti, L. C. (2017). Política na sala de aula: uma proposta interdisciplinar a partir da Antiguidade. Nuntius Antiquus, 13(1), 123–147. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/17120

Edição

Seção

Dossiê: Recepção Clássica