Aristóteles, a tragédia e as emoções de medo e esperança ilustradas nos filmes Una voce umana de R. Rosselini e Mãe e filho de A. Sokurov

Autores

  • Fernando Rey Puente Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG

Palavras-chave:

emoções, tragédia, expectativa, Aristóteles, Rosselini, Sokurov.

Resumo

O texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a tragédia (e a desconsideração de sua dimensão musical) em Aristóteles, bem como comparar os distintos modos de expectativa (elpís) – o medo (phóbos) e a esperança (thársos) – com dois filmes, um de Rosselini e outro de Sokurov, que se utilizam dos recursos musicais para apresentar as emoções de suas personagens e nos quais as histórias de seus respectivos protagonistas retratam muito bem essas duas diferentes expectativas diante do futuro iminente: o medo e a esperança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTOTELE. L’anima e il corpo; Parva Naturalia (testo greco a fronte). Introduzione, trad. e note di Andrea Carbone. Milano: Bompiani, 2002.

ARISTÓTELES. Poética. Trad., prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1992 (3ª ed.).

ARISTÓTELES. Poética. Trad., prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1992 (3ª ed.).

ARISTÓTELES. Política. Edição bilíngue, trad. e notas de António Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Lisboa: Vega, 1998.

ARISTÓTELES. Retórica das Paixões. Introdução, notas e trad. do grego de Isis Borges da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ARISTÓTELES. Retórica. Introdução de Manuel Alexandre Júnior; trad. e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1998.

COHEN, A. J. Music as a source of emotion in film. In: JUSLIN, P.; SLOBODA, J. (org.). Music and Emotion. Oxford: Oxford University Press, 2001, p. 249 -272.

HÄNSGEN, S. Sokurov’s Cinematic Minimalism. In: BEUMERS, B.; CONDÉE, N. (org.). The Cinema of Alexander Sokurov. London: Tauris, 2011, p. 43-56.

KUEHNI, R.; SCHWARZ, A. Color ordered: a survey of color systems from Antiquity to the present. Oxford: Oxford University Press, 2007.

MATHIESEN, T. Apollos’ Lyre: Greek Music and Music Theory in Antiquity and the Middle Ages. Lincoln/London: University of Nebraska Press, 1999.

PANZANELLI, R.; SCHMIDT, E.; LAPATIN, K. The color of life: polychromy in sculpture from Antiquity to the present. Los Angeles: Getty Publications, 2008.

PÖHLMAN, E.; M. L. WEST. Documents of ancient Greek music: the extant melodies and fragments. Oxford: Oxford University Press, 2001.

PUENTE, F. R. A “katharsis” em Platão e Aristóteles. In: DUARTE, R. (org.). Katharsis: reflexos de um conceito estético. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2002, p. 10-27.

SIFAKIS, G. M. Aristotle on the Function of Tragic Poetry. Herakleion: Crete University Press, 2001.

SZANIAWSKI, J. The cinema of Alexander Sokurov: figures of paradox. New York: Columbia University Press, 2013.

Downloads

Publicado

2016-02-05

Como Citar

Puente, F. R. (2016). Aristóteles, a tragédia e as emoções de medo e esperança ilustradas nos filmes Una voce umana de R. Rosselini e Mãe e filho de A. Sokurov. Nuntius Antiquus, 11(2), 83–98. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/17160

Edição

Seção

Artigos