Imitação e emulação de Catulo no Renascimento

o Basiorum Liber, de João Segundo

Autores

  • Ricardo da Cunha Lima Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo

Palavras-chave:

Basia, Beijos, Catulo, João Segundo, Ioannes Secundus, intertextualidade, alusão, imitação, emulação, literatura neolatina, tradução poética, poesia erótica

Resumo

Este artigo trata da imitação e emulação de Catulo na época do Renascimento. Usa como exemplo a obra Basiorum Liber (ou Basia), um conjunto de dezenove poemas sobre o tema do beijo. Essa obra, que teve imensa repercussão na literatura europeia, foi composta em latim pelo humanista holandês João Segundo (Ioannes Secundus), na década de 1530. A partir da análise de três poemas selecionados, procuramos apontar as características do estilo de Catulo presentes na poesia neolatina renascentista, em vários aspectos, como a temática, o vocabulário, a polimetria e as figuras de linguagem. Os três poemas foram traduzidos em versos metrificados, com notas. Também investigamos as alusões que eles fazem ao texto catuliano. Embora não seja o foco do artigo, examinamos ainda alusões a outros poetas clássicos, como Propércio, além da imitação de Catulo em autores da literatura francesa do século XVI, como Baïf e Ronsard. O artigo também contém uma explicação de alguns dos critérios de tradução adotados, como, por exemplo, sobre a métrica empregada.

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Lima, R. da C. (2020). Imitação e emulação de Catulo no Renascimento: o Basiorum Liber, de João Segundo. Nuntius Antiquus, 16(1), 157–191. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/20393